sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Obras a preço de custo.


Tal como bem colocado pelo nobre colega Aldo Dórea Mattos em seu artigo "Cuidados requeridos nas obras a preço de custo" de 09/10/2015 (link abaixo), corroboro com o assunto mencionando que nossa consultoria, especializada em engenharia de custos, tem sido contratada por comissões de adquirentes de imóveis a preço de custo para auditar suas obras, motivadas justamente pela discrepância entre orçado original e realizado. Alguns desses casos, inclusive, culminaram em ações judiciais que, via de regra, demandaram perícias e se arrastam pelo tempo.

Aliada aos fatores elencados pelo autor, a ausência de um gerenciador experiente, contratado pelos adquirentes desde o início da obra, tem sido causa frequente de tais disputas, posto que muitos problemas poderiam ser evitados ainda na fase inicial da construção.
O trabalho desse profissional, a despeito do que se pensa, não se restringe ao acompanhamento técnico (custo - prazo - qualidade), mas também ao controle do fluxo de caixa, antecipando-se às eventuais distorções do planejamento e apresentando aos adquirentes soluções para manter as metas originalmente traçadas.
Artigo na íntegra:
http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/cuidados-requeridos-nas-obras-a-preco-de-custo-365028-1.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário