segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BIM e o gerenciamento da obra.

Decorridos praticamente 10 anos de sua chegada ao Brasil, a plataforma BIM (Buiding Information Modeling) passa a ser debatida com mais profundidade por profissionais do setor e paradigmas começam a ser derrubados, na medida que sua utilização vem se tornando, gradativamente, uma tendência mundial na elaboração de projetos e no gerenciamento de obras.

A modelagem 4D - modelo tridimensional (3D) dos projetos agregado à dimensão tempo - vem tornar praticamente compulsória a aplicação de técnicas de planejamento com uma EAP executiva baseada:
1) na metodologia construtiva definida;
2) no plano de ataque traçado;
3) na logística estabelecida;
4) na cadeia de suprimentos programada;
5) na contratação de recursos idealizada;
6) na filosofia de controle utilizada pela empresa;
7) e nas exigências impostas pelo cliente.

Um dos grandes desafios ainda é aliar a filosofia Lean Construction ao BIM, face à dificuldade de vincular tarefas sem valor agregado aos objetos do projeto.

Concomitantemente, também a modelagem 5D (modelagem 3D acrescida à dimensão custo) vem ganhando espaço, pois soluciona um dos maiores gargalos do processo orçamentário: a quantificação dos projetos aliada às especificações de materiais e de serviços, criando um vínculo definitivo entre projetos e orçamento. Destaca-se que somente um orçamento executivo (EAP detalhada conforme execução) atende tal modelo de forma satisfatória.

Portanto, a utilização de ferramentas da plataforma BIM vinculadas aos sistemas de orçamento/planejamento/controle, e estes por sua vez totalmente integrados aos ERP's, estabelece uma nova era no gerenciamento de obras, com respostas precisas e imediatas, propiciando alterações real time de projeto, orçamento e planejamento.

Em tempo, deve-se ressaltar um dos fatores mais importantes para o sucesso na implantação do BIM: uma equipe engajada, com profissionais devidamente treinados e cientes dos benefícios que a empresa e seus colaboradores obterão com sua correta utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário